quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Review: CyanogenMOD 10



Depois de um ano esperando pelo CyanogenMOD 9, nós, donos do aparelho optimus 2x, já não aguentávamos mais. A espera valeu a pena, pois em vez de recebermos o CM9, recebemos logo a recém lançada CM10. Ainda é cedo pra afirmar o que há dessa ROM, pois apenas 3 versões foram lançadas em 2 dias. Mesmo assim, isso não nos tira a vontade de testar, e até mesmo ficarmos definitivamente nessa incrível versão.


Design

Como sempre foi, e sempre será, as ROMs da linha CM são quase que 100% limpas. Então não esperem pelo design da LG ou por seus programas. O Design segue a linha da versão 4.0, que com certeza é muito melhor que as anteriores.

Outra mudança é a barra de notificações, que é muito mais ampla e objetiva. Alem de notificar (como o propio nome diz) ele permite interagir com o aviso. Você pode ler a mensagem direto da barras de notificações e responder sem precisar sair do aplicativo. A hora e a data tambem estão bem melhores.

Desempenho

Inacreditável! Para um celular com apenas 350 MB ativos de memoria RAM, o celular se comportou de forma lisa. Animações Lisas, e totalmente fluidas no launcher do sistema e nos programas. Outra coisa que impressiona é a leveza que ele troca de aplicativos. Outra coisa que impressiona é os jogos. Muito fluido no  FIFA 12, e com poucos lags no Asphalt 7 e GTA 3 Alem de alcançar nos testes de benchmark, 5215 valor um pouco próximo aos 5658 da versão CM7. 

A unica parte ruim (para mim) é que o cartão externo não é mais reconhecido como interno como no CM7. (pra quem tem 6gb só de jogos, isso atrapalha muito) (Resolvido aqui)

Funcionalidades

Mesmo com muitas novas funções, o que impressiona, acima de tudo, é o Google Now, assistente da google. Ele exibe informações do cotidiano, informa tempo, compromissos, inclusive, caso não esteja em casa, ele exibe o tempo de viagem do ponto que esta até sua casa. O Google Now tem muitas funcionalidades que necessita de tempo para descobri-las. Quanto ao comando de voz, mesmo com o idioma de entrada de voz em inglês, todos os comandos de voz são reconhecido como pesquisa. (Acabei de sair da GB, tenho que me acostumar kk)

Câmera


A câmera, num primeiro momento, me impressionou com as cores. Porém refiz os testes, e dei um passo para traz. Realmente está ligeramente melhor, cores mais vivas na escuridão, porém se percebe a perda de qualidade, inclusive no tamanho, que caiu oscilava entre 3MB foi para 1MB. A gravação está boa. Porém alguns acertos, causaram erros. O auto foco, que ao contrário do CM7 que ajusta apenas no primeiro momento, re-ajusta toda hora na gravação. Esses ajustes causaram grandes travamentos. Se fosse um foco ajustavel, ou apenas no inicio, acho que sairia melhor

Bugs

A atual versão que estou ultilizando, é a 20121031. Os bugs aindas são claramente notavel. É normal o celular travar na inicialização, forçando a retirar a bateria e ligar novamente. Bugs na vibração, proporciona sesações estranhas. O aparelho entra em vibração infinito ao entrar na tela de desligamento (pressione e segure a tecla power/lock). O celular tambem apresentou muito aquecimento, mas isso já não posso garantir, porque a temperatura aqui no RJ deve estar chegando aos 40º. O desbloqueio por face não funciona (menos mal, porque no celular da minha prima não reconhece ninguem). HDMI não funciona direito, a tela deita mas na TV continua em pé.

Mas o mais preocupante é bug do carregamento. Dormi 2h e acordei as 7h, e nesse periodo, o aparelho carregou de 0 a 80%. Li muitas resoluções em vários sites, porém, nenhuma funciona
Abaixo, listarei os bugs que foram relatados, e quais eu posso confirmar


Celular reiniciando muitas vezes                                                       Não encontrei
Gravação não funciona / ou grava curtos periodos                           Não encontrei
Não reconhece cartão de memória                  Encontrado. Mas reiniciar o aparelho resolve (Corrigido)
Flash da camera não funciona                                                           Não encontrei
Carregamento Lento                                                                           Encontrado (Corrigido)
Problema na vibração                                                                          Encontrado (Corrigido)
Chamada não funciona                                                                       Não Encontrei
Wi-fi não funciona, ou não conecta                                                    Não encontrei
Tela ascendendo sozinha                                                                    Encontrado (Corrigido)
Panorama não funciona                                                                       Encontrado
Sons estranhos na chamada                                          Encontrado apenas uma vez, porém tinha lido que esse bug aparecia quando o perfil da CPU era mudado, e ele apareceu justamente quando tinha feito isso
Perda de sinal                                                            Muito relatado nas últimas versões, porem ainda não testei as ultimas builds por receio (uso a 0311)
                                          
OBS.: Caso ache mais algum outro bug, informe nos comentários!

Leve, rápida, bonita e quase estavél. A CM10 impressionou os usuários. Muitos eram céticos, quanto a baixa memória RAM do aparelho, mas logo esse mito foi derrubado. Bugs? Sempre haverá, mas não muda o fato de poder usufruir de uma ROM tão incrivel. Por enquanto posso dizer: 2.3, nunca mais!




2 comentários:

  1. Entao david eu testei essa rom ontem mas logo voltei para o cm7 os bugs que eu encontrei foram iguais aos seus .. realmente o celular esquentou muito ,sem falar que reinicia toda hora tornando seu uso no dia-dia praticamente impossivel, vou ficar no aguardo de uma versão estavel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa atualização tá se comportando de forma muito diferente nos aparelhos. Tipo, o tem aparelho que não tem som na chamada, outro que não tem sinal. Comigo ele nunca reiniciou sozinho com uso normal, mas costuma reiniciar quando o celular liga e o cartão não é reconhecido, bug que parece ter resolvido na versão de hoje, e quando entra em vibração infinita, ao apertar e segurar o botão de power/lock. No seu caso, quando há muito problema é recomendável esperar mesmo por uma mais estável. Só que, particularmente, não entendo pq tantos bugs diferentes estão aparecendo em aparelhos diferentes...

      Excluir