domingo, 27 de janeiro de 2013

Desvendando o Android: Duvidas Frequentes

Vamos aqui listar duvidas frequentes sobre usuários do Optimus 2x, ou futuros usuários, que pretendem adquiri o aparelho:

Hardware

"A qualidade da câmera é boa?"

Na minha opnião, não existe camera de 8MPx pior do que essa. Para melhorar um pouquinho a qualidade das fotos, recomenda-se tirar a tampa traseira. Para videos, acontece quase um inverso. A qualidade parece ser muito melhor que a qualidade da foto, é claro que somente á céu aberto. A qualidade do flash é excepcional, e não desaponta em alguns aspectos, somente o chamado "olhos vermelhos" que são frequentes"

"Ele é realmente bom pra jogos?"

Realmente em jogos não tem como negar sua qualidade. Alem de ótimos gráficos, os jogos rodam com uma     enorme fluidez. Pontos negativos para o sobreaquecimento, e o gasto da bateria.

"A bateria dura bastante?"

Como todo e qualquer android desse planeta, não. O ponto é mais negativo ainda, pq nesse caso é um dual core. Aproximadamente passa de 1 dia com tudo desligado (acho que chegaria até 2, porem não consegui ficar sem usar) e entre 4 e 6 horas em modo "hard user".

Software

"Quais são as versões existentes do android?"

O Android tem várias versões, porem as mais importantes de conhecer são a 2.2 (Frozen Yogurt ou FroYo) 2.3 (Gingerbread) 4.0 (Ice Cream Sandwich) e 4.1 e 4.2(Jelly Bean)

"O Android é realmente um bom sistema operacional?"

Espero que um dia nasça um sistema que não peca em algo. O android é um sistema que é pesado, em algumas ocasiões. Sabendo usar e configurar, o sistema fica bem leve. Outras coisas que se leva em ocasiões são os reinicios repentinos e os "crashes" em alguns aplicativos, que só pude notar com mais frequencia no sistema da LG. Outro perigo são os vírus, que mesmo sendo raros é bom evitar. Usar um anti virus é excensial para quem usa android. Não é preciso se alarmar com isso, tenha apenas cuidado com o que baixa, e um anti virus atualizado.

"Como Atualizo para versão 2.3.4?"

Caso tenha comprado o celular ainda com a versão FroYo, ligue a depuração USB (Configurações/ Aplicativos / Desenvolvimento e Marque "Depuração USB") ligue o celular no PC, abra o PC suite e procure por novas atualizações. Imediatamente ele avisara da nova atualização e apenas siga as instruções da tela para atualizar

"O Que é Root e como faz?"

Basicamente, o Root libera o acesso dos aplicativos a dados do sistema, permitindo a  alteração desses dados. Para fazer o Root, siga esse tutorial. Mas antes, saiba que esse processo pode danificar o celular e invalida a garantia.

"Quando Sai a atualização 4.0 (ICS)?"

Já saiu. Veja, abaixo, na parte como atualizar para ICS, para saber como efetuar a instalação. .

"O Celular sera atualizado para 4.1 (JB)?"

Mesmo sem pronunciamentos oficiais, temos quase toda certeza que não. Mas você pode usar a Jelly Bean da CyanogenMOD que já está disponível

"O que é Custom ROM?"



"Como atualizo o meu celular para ICS? "

Caso o seu aparelho seja europeu ou asiático, continentes onde a atualização já foi liberada, você pode atualizar normalmente via PC Suite. Caso a atualização ainda não estiver disponível para o seu aparelho, vc pode baixar a ROM e instalar seguindo esse tutorial que contém o link oficial da ROM. 

"Quando a atualização chegará ao Brasil? "

Não sei quando, nem se vai chegar ao Brasil. Caso não queira esperar pra saber, vc pode utilizar esse tutorial para atualizar o celular.

"O Que é bootloader e como saber se esta bloqueado?" 

Para saber exatamente o que é bootloader vc pode ler essa explicação. Basicamente quando o bootloader está bloqueado, vc fica impedido de instalar qualquer ROM ou kernel customizados. Não há nenhum meio, nesse aparelho, de saber se o bootloader é bloqueado. Apenas aparelhos com ICS, atualizados pelo PC suite ou flasheando-se o arquivo kdz original, têm o bootloader bloqueado.

"Como saber se estou no novo bootloader ou no antigo?"  

Se vc não atualizou o celular para ICS, vc está no bootloader antigo, (também conhecido como bootloader GB). Vale lembrar que flashear ROMs CM10 ou algumas stock ICS pelo CWM, não muda a versão do bootloader. Apenas um flash completo, feito pelo PC Suite, Smart Flash ou nVflash pode fazer isso.

"Como desbloquear o bootloader?" 

Para desbloquear o bootloader, baixe o aplicativo AIO Toolkit. Extraia em uma pasta e execute o programa. Escolha a opção I para instalar os drivers, caso não tenha instalado. Faça o backup do seu celular para evitar perdas de informação. Desligue o celular, retire a bateria e com os botões vol+ e vol-, conecte o celular ao PC. Nada irá aparecer na tela do celular, então não se preocupe. No programa, escolha a opção 8 para desbloquear o bootloader, e siga os passos na tela para continuar a execução. No final, vc poderá escolher se deseja instalar algum recovery para assim poder instalar Custom ROMs ou kernels.


Caso tenha mais alguma duvida em relação ao android, clique nessa página, do site tecmundo, que explica todos os termos usado no Android


 Atualizarei essa página quando possivel. Caso tenha alguma duvida, deixe nos comentários que elas serão respodidas!


17 comentários:

  1. Muito bom teu BLOG! Eu fui instalar essa ROM que tem no XDA [ http://bit.ly/VllGY7 ] e baixei a em MultiLinguagens, aí fui no Recovery e dei Wipe data/factor reset e depois em Wipe cache partiton e Flashei a ROM e instalei o GAPPS que tem lá no Tópico. Depois disso não consigo mudar de ROM, mesmo tentando voltar pra CM10 (do dia 07/13) ele não sai da tela do CyanogenMod. Tem idéia do que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que faço pra saber se o meu BootLoader é desbloqueado? :x

      Excluir
    2. Qual o recovery vc está usando? Tente instalar o recovery da página do tutorial da CM10 no novo bootloader, faça full wipe (incluindo o dalvil), e vá em Advance, e depois em format system. E tente reflashear a ROM. Caso não funcione, só tentando um unbrick. Não dá pra saber se no bootloader é bloqueado por programa. Se vc atualizou o Celular via LG PC suíte ou baixou a instalou pelo arquivo kdz, ele está bloqueado. Caso tenha instalado alguma ROM do fórum xda, talvez ela esteja desbloqueada. Mas caso vc tenha conseguido instalar a MIUI, então está desbloqueada.

      Excluir
    3. Eu já consegui instalar várias ROM's do XDA, inclusive estava usando a CM10 do dia 07 de Janeiro(baixada do site do CyanogenMOD). O problema foi quando tentei instalar essa MIUI ROM v4, aí fiz tudo certo mais não chega na tela de idiomas, fica só carregando o CyanogenMOD. E não consigo voltar pra CM10, estou tendo que usar a CM 7.2. Uso o ClockordMOD Recovery v6.0.1.5.

      Excluir
    4. Você está tentando reinstalar pelo backup ou está reinstalando pelo zip? Se estiver tentando o backup, tente instalar pelo zip, e veja se vai iniciar. Se estiver tentando instalar pelo zip, tente outras versões da CM10. Faça um completo wipe, inclusive o de dalvik no menu advance, e o format system, no menu mounts and storage. Caso não funcione, tente instalar, pelo r m manager, o CWM 5 e repita os mesmos wipes antes de instalar. Caso não funcione, talvez poderá ser necessário reflashear o celular pelo PC.

      Excluir
    5. David, descobri que estou com o BootLoader antigo, mais quando tento atualizar pelo NVFlash, na opção 8 no AIO ToolKit, aparece o seguinte erro no final: veja a imagem> https://docs.google.com/file/d/0B4cMolYEkG9eczVTNG5TVkxxeVU/edit <

      Os drives já estão instalados. [Ramon]

      Excluir
    6. Essa opção é apenas para desbloquear o novo bootloader. Siga esse tutorial http://optimus2xandroid.blogspot.com.br/2012/10/instalando-firmwares-com-o-smart-tools.html para instalar o ICS (o link da ROM (v30a)está na página) depois repita esse procedimento para desbloquear o bootloader. Isso deve resolver seus problemas de reflash, mas vc só poderá baixar ROMs próprias, como a CM10 q postei aqui, já que a oficial não deve funcionar. Não esqueça que esse procedimento formata totalmente o celular.

      Excluir
    7. E as mais antigas, como a CM7 e a stock GB tbm não serão compatíveis.

      Excluir
    8. Qual você recomenda? Será que vale a pena atualizar para o novo? Existem muitas ROMs para o novo BootLoader? Se sim, amanhã vou tentar atualizar pro novo :)
      Valeu pela ajuda! /

      Excluir
    9. Tem a v30a e a v30b. Alguns acham que a v30b é mais leve, mas além de só ter o português de Portugal, o link oficial dessa ROM estava fora do ar no dia que postei. A algum tempo não seria recomendado atualizar, mas a quantidade de ROMs compatíveis hoje é incrível. Todas as novas ROMs na xda developers estão vindo para o novo bootloader, principalmente as CM10 e 10.1 que foram postados lá, que, inclusive, relataram ser mais estáveis que a oficial. Se vc quiser ficar na ICS stock, vc pode baixar e flashear a Django (so da uma olhada na seção ROMs do site que vc achará) que é sem dúvida a stock mais estável. Ou pode baixar ROMs CM10, como a Paranoid, MIUI e a limpa, que vc tbm encontra aqui no sie. Quando desbloquear o bootloader, vc terá terá a opção para instalar um recovery, não necessitando usar outras fontes de instalação. Se possível, já deixa baixando a v30a, pq o servidor da LG é muito ruim, e demora bastante se baixar de dia.

      Excluir
    10. Valeu David! Problema resolvido. O problema era no BootLoader antigo que eu usava. Atualizei pra v30A mais estava travando muito, então baixei a DJango 1.3 e flash ela + Kernel para OC até 1.4Ghz. Está uma beleza! Kkk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. meu aparelho ñ entra em modo NVFLASH! Não aparece nada no pc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já instalou os drivers a partir do AIO toolkit? Da primeira vez que conectar, aparecerá uma tela de instalação de driver, mas na segunda vez, em diante, que Vc conectar, nada irá aparecer. Certifique de estar fazendo corretamente (tire a bateria, e com os botões vol+ e vol- bem apertados, conecte ao PC, aguarde uns 10 segundos e solte os botões), tente reinstalar os drivers(baixe o ALL IN ONE TOLLKIT, execute o programa, marque a opção I para instalar os drivers e siga os passos na tela para concluir a instalação), ou teste outro cabo USB ou outra porta no PC. Fique, também, atento a sons emitidos pelo PC, pois quando conectado de forma corretamente, PC costuma tocar o som de driver conectado (mais ou menos um bip).

      Excluir
  4. camarada apos atualizar meu o2x ele perdeu 4gb de memoria interna fica no siatema como se tivesse somente 4 gb pra onde foram os outro 4gb ok se me puder ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao perdeu memoria. Mesmo na 2.3 a memoria nao é de 8g. Isso é pq esse tamanho é dividido entre a memoria exclusiva para aplicativos e as partições do sistema, e o que sobra vira o sd interno. Como a 4.0 pesa quase o dobro da 2.3, tera uma pequena redução do sd interno.

      Excluir